A Verdade sobre a Energia Masculina

                 e Feminina
                 - Parte DOIS

             Por Jim Self

 

Na edição anterior, começamos a discutir sobre a diferença entre energia criativa feminina e masculina e o que acontece quando essas energias estão em desequilíbrio. Tenha em mente que não tratamos aqui de pessoas, fêmeas ou machos. É sobre a energia criativa que cada um de nós pode tocar e utilizar. Não importa o genero ou a orientação sexual, nós todos temos acesso a algo do potencial criativo feminino e masculino. Nós também já falamos sobre o que acontece quando a energia masculina se mostra dominante e a feminina mais fraca. Continuemos com outras possibilidades de desequilíbrio. Observe se você reconhece esses padrões na vida daqueles em torno de você. E no modo como você cria.

 

FEMININO FORTE MASCULINO FRACO

Se você inverter os papéis que discutimos no mês anterior, agora é a energia feminina que é muito forte e a energia masculina é a mais fraca. Então a energia feminina diz: “Eu tenho esses sonhos e desejos. Eu desejo isso … Eu quero aquilo … Eu gostaria de ter aquilo lá ”. Mas, algumas vezes, sob esta força aparente e determinação, há um eu não posso, “eu não mereço,” “eu não posso receber”. A energia criativa feminina sem o equilíbrio e a estrutura da energia masculina é muito dispersa; é muito pouco confiável. É como se você derruba água sobre a mesa, ela se espalha por toda a parte; não está contida, focalizada ou dirigida. Não há estrutura (copo) para manter o poder criativo feminino no lugar.

Quando este feminino fora de equilíbrio inquire o masculino “Oh, eu quero construir minha casa”, o masculino diz “Eu adoraria construir uma casa para você. Eu sou carpinteiro, eu posso construir uma casa para você. Eu te amo”. E ele, no seu excitamento, corre atrás de madeira, pedra e cabos elétricos e começa a construir uma bela casa. Esta é a criatividade de linhas retas e ângulos sobre a qual falamos no mês passado.

Neste meio tempo, a energia feminina continuou a criar. Após pedir por uma casa, ela foi fazer aulas de yoga, tomar chá com amigos, comprar na Macys e trouxe os ingredientes para um jantar gourmet. Curvas e espirais de criatividade. Quando ela finalmente volta sua atenção para a casa, de novo, ela pergunta ao masculino:

“Olá – o que você está fazendo?”

Estou construindo uma casa como você me pediu,” ele diz.

Quando eu disse isso?”, retruca ela. “O que eu quero realmente é me mudar para a praia e ter uma casa lá”.

“Certo, eu posso construir uma casa na praia”.

 “Oh, isso seria maravilhoso, diz a energia feminina.

E lá vão eles e a história se repete. Com este padrão subjacente, instável, a energia masculina se sente invalidada, não reconhecida, estranha. Esta energia feminina difusa está rodopiando por toda a volta de uma maneira incontida e a energia masculina a segue, ou tenta fazê-lo. Quando ela muda de idéia várias vezes, o masculino também muda sua direção a ela, tentando construir uma casa, uma estrutura através da qual ela possa ser feliz e criar. No entanto, com este padrão, ambas as energias criativas estão incompletas e, na maioria das vezes, há frustração. Você conhece alguém assim (você)? Esta pessoa está sem uma base, não completa nenhum projeto dos vários projetos a que eles deram início, enquanto eles se ocupam com ainda mais ideias. Eles também podem ter guardado todos os materiais e suprimentos que eles colecionaram de todos esses projetos - por anos, prometendo fazê-los algum dia.

 

FEMININO FRACO - MASCULINO FRACO

Há também o padrão de energia feminina fraca com energia masculina criativa fraca. Neste caso, ninguém está criando facilmente e ninguém obtém ou preenche plenamente seus desejos. Ambos estão aterrorizados. A energia fraca não cria; fica muito frustrada e não tem permissão para falar, para definir uma direção, para assumir o comando. Algumas vezes, neste caso, nem o feminino nem o masculino podem definir ou solicitar um desejo. O primeiro passo da criação nem mesmo foi dado. A energia masculina não construiu a estrutura para o feminino criar através, e o feminino nem mesmo definiu o que quer que ele construa. Você pode reconhecer esse padrão-de-criação naqueles em volta de você. Decisões parecem que nunca são tomadas e eles mudam de ideia frequentemente. Não há movimento adiante. Ambos estão esperando que outro tome a decisão para em que se mover e, em breve, será tarde. Todos os bons movimentos já vieram e já se foram.

Como uma exploração pessoal, você pode despertar para esta dinâmica demonstrada na vida das pessoas em torno de si e, em última análise, no seu próprio processo criativo. Você conhece alguém que apresenta inércia e não está criando plenamente, do jeito que você sabe que eles teriam potencial para fazer? Talvez eles não assumam riscos e usem um vocabulário de auto-defesa?

 

FEMININO FORTE - MASCULINO FORTE

O outro lado da moeda é o padrão-de-criação de feminino forte e masculino forte. De novo, ambos estão com medo, internamente, numa grande quantidade de confusão e insegurança. Haverá muita competição, empurra-empurra, incompletude e tumulto. Ambos os poderes criativos aqui podem estar bastante descompromissados e teimosos. Em consequência, ambos cavam com os próprios calcanhares e nada é criado. Você pode conhecer pessoas que fazem isso no seu espaço criativo. Elas podem se orgulhar de si mesmas e se gabar e apresentar a si mesmas como confiantes e completas, mas, realmente, completaram muito pouco em suas vidas. Esta pessoa pode “saber tudo” e discutir qualquer sugestão que outros lhe façam.

 

COMO CHEGAMOS A FICAR TÃO FORA DE SINTONIA?

Quando a energia masculina criativa dentro de você está muito forte ou muito fraca e o feminino dentro de você está muito fraco ou muito forte, nos chamamos isso do jogo da terceira dimensão “Não sou legal”. É aí que a maioria de nós aprendeu a ser e viver nossas vidas. Como chegamos até aqui, neste estado fora de equilíbrio? Aqui está um exemplo. Há uma menina e um garoto que são muito talentosos, muito hábeis e muito experientes. Ela  está muito excitada sobre quem ela é e no que ela quer ser. Ela está muito confiante, em si mesma e no que é possível. Ela simplesmente diz “eu posso!”

Esta pequena criança estabelece seu caminho e cria desenhos maravilhosos e grande arte. Ela canta todo o tempo e, apaixonadamente, constrói coisas incríveis. Aos três anos, talvez, ela é extremamente bem sucedida no seu mundo e um dia diz ao seu adulto predileto “veja o meu elefante”, porque é um belo elefante e ela está muito satisfeita com sua criação. O adulto diz “Você não sabia que elefantes não são da cor laranja? E, além disso, está um rabisco muito bagunçado. Você tem que colorir dentro das linhas”.

Isto é um tal choque e invalidação para ela que esta pequena criança cai e desiste de sua confiança e poder. A crença no “eu não sou legal” desliza direto através da brecha no "eu sou grande e bem sucedida", adotada há apenas um minuto atrás. De início. a pequena criança está confusa, depois ela faz uma destas duas coisas. Ela pode dizer “Bem, eu vou lhe mostrar e passar o resto da sua vida trabalhando para provar o quanto é boa. Ela pode se transformar numa personalidade Tipo A e super-empreender, de modo a mostrar ao adulto de tempos atrás que ela realmente tem valor. No entanto, permanece uma pequena dúvida - “Eu sou legal?”- que se instala no seu espaço e nas suas crenças sobre si mesma. Ela tem pensamentos privados do tipo “Eu não tenho certeza se esta pintura que eu fiz vale realmente dez mil dólares”, mesmo que por fora ela apresente a si mesma como absolutamente confiante, determinada e forte.

A outra reação possível da pequena criança pode ser “Bem talvez este adulto estivesse certo. Talvez eu não seja mesmo boa, afinal”. Ela pode jamais retornar àquela poderosa e talentosa expressão que ela, uma vez, teve. Essa criança apaixonada cresce para esconder, duvidar de cada decisão sua e jamais assumir riscos.

Todos nós experimentamos o resultado desta energia criativa distorcida. Uma vez que você entende as distinções e a potência das energias criativas feminina e masculina você estará mais hábil a equilibrá-las e criar  mais poderosamente sobre esta plenitude. Então, quando você entrar num relacionamento, você vai continuar a manter a crença de que você conta e tem valor. Não haverá nenhum chute ou empurrão, concorrência ou invalidação. Não haverá nem melhor nem pior. Há então um equilíbrio entre e dentro de suas formas masculinas e femininas para criar. Uma vez em equilíbrio, você reconhece a si mesmo e segue em frente, alegremente, pintando esses elefantes, de qualquer cor que você escolha, com parceiros de brincadeira que celebrem com você.

Clique aqui para ler a Parte 1. A Parte 3 desta série estará disponível numa próxima edição

Este artigo foi republicado sob permissão.
 
Co-fundador da Mastering Alchemy, palestrante internacional e escritor, Jim Self  tem conduzido seminários e ensinado sobre cura, clarividência e realizado cursos de gerenciamento da energia pessoal desde 1980.
 
Desde a infância, ele mantém consciência e capacidade de recordar suas experiências no estado de sono. Ao longo dos últimos doze anos, esta consciência se expandiu para as relações com os Arcanjos, Mestres Ascensos e Professores da Luz. As ferramentas e as informações apresentadas nos programas Mastering Alchemy é uma co-criação dessas relações.
 
Visite o  website de Jim em MasteringAlchemy.com     
                                                           
                                                                                                   

 Tradução:  Jana de Paula   janadep@gmail.com

 

   
 

 

  http://www.novasenergias.net/circulocarmesim/shaunews.htm

 
 http://www.novasenergias.net/circulocarmesim

 Voltar para o Shaumbra News