UMA

     MUDANÇA DE

     CONSCIÊNCIA
    

 

        

 

   Por Geoffrey Hoppe
 

Eu gostaria que a palavra "consciousness" (consciência em inglês) fosse mais curta, mais fácil de soletrar e mais fácil de pronunciar. Toma um longo do tempo para digitar c-o-n-s-c-i-o-u-s-n-e-s-s- (c-o-n-s-c-iê-n-c-i-a). A duração média de uma palavra no idioma Inglês é de 5 letras. Consciência é uma colossal de 13 letras e quatro sílabas longas. Ela não se encaixa bem em uma caneca de café ou camiseta. Eu praticamente adormeço enquanto pessoas que falam devagar tentam pronunciar a palavra.

Segundo o dicionário Merriam-Webster, o primeiro uso conhecido da palavra consciência foi por volta de 1629. A palavra vem de origens latinas de conscius, ou seja, saber ou compartilhar conhecimentos. Isso me faz perguntar se as pessoas estavam inconscientes antes de 1629? Como é que eles falavam sobre consciência se a palavra não existia? A palavra consciência atingiu um pico de popularidade por volta de 1890, e, em seguida, parou em um ponto mais baixo em torno de 1943. Ela voltou para o uso mais popular de novo por volta de 1973, mas diminuiu ligeiramente desde então. Agora, as pessoas simplesmente dizem: "Waz happnin'?" Eu me pergunto se estamos perdendo consciência, ou se a palavra é muito difícil de falar e escrever?

Eu verifiquei algumas traduções da palavra e não encontrei muito consolo. Em islandês, é meðvitund. Ahnn ... eu não vou nem mesmo tentar pronunciar isso. Em irlandês é Chonaic. Isso soa como uma doença da velhice. Em polonês é świadomość. Você deve estar brincando. Em alemão é Bewusstsein. Isso soa como uma sopa de repolho que minha avó costumava cozinhar, o que causava um excesso de gás. Em zulu é ukwazi. Bem, desculpe-me pelo desdém! (Desculpas para o nosso público internacional para quem a palavra consciência em inglês não é nem um pouco melhor!)

De acordo com Adamus, a consciência é tudo. Mas, para mim, não se classifica altamente como uma palavra legal de se ouvir, nem muitas pessoas entendem o que isso significa. Quando perguntado por um oficial de imigração o que eu faço para viver, eu disse que realizo seminários sobre consciência. Minha resposta foi recebida com um olhar vazio, e mais perguntas. "Por que você está aqui?", Perguntou ele, referindo-se a finalidade de minhas viagens, mas eu não pude resistir à resposta esotérica, "Porque eu escolho ser." A próxima coisa que eu senti ao estar na janela de imigração foi a perna de Linda chutar minha canela.

Eu queria que consciência fosse uma palavra legal como zero. Zero é legal porque não há muitas palavras "z", e é fácil de soletrar. Quando você chamar alguém de "zero" que eles sabem exatamente o que você quer dizer, enquanto que se você chamá-los de "inconsciente" eles têm um olhar de vaca-no-pasto em seus rostos. A palavra consciência deveria ser curta, direta ao ponto, gorducha e única. Que tal chamá-la de "azi"? É tudo de "a" a "z" e inclui "I" O antônimo (oposto) de "azi" seria "huh?"

Uma coisa é certa é que a consciência é difícil digitar no meu iPad enquanto deitado na cama. Costumo acordar no meio da noite e conversar com Adamus, e gosto de tomar notas depois. Tentando ser um cara tipo alta consciência, eu uso meu iPad ao invés do papel e caneta à moda antiga para anotações. Mas olhando para as minhas notas no dia seguinte, eu vejo que eu digitei consciência como tudo, desde "cnscikusnss" até "csscnsscnss." Aparentemente eu não faço tão bem a digitação ou ortografia às 2 da manhã.

Não é só consciência que é difícil de escrever, também é difícil para muitas pessoas entenderem. Não se sabe o que eles não sabem. Há um monte de gente inteligente lá fora, mas isso não significa que eles são altamente conscientes. Eles podem ser capazes de memorizar livros de direito ou escrever complexos códigos de computador, mas isso não significa que eles são mais conscientes do que outros. Para mim, a única coisa que eu sei é que eu estou consciente. Tudo o resto está sujeito a percepção e questão.

Através dos ensinamentos de Adamus, eu cheguei a compreender que a consciência é a base de tudo. Sem ela, não haveria universo, nem mesmo o nosso lindo planeta Terra. Eu não teria nenhuma maneira de apreciar a música de Yoham (um promotor desavergonhado para esses músicos incríveis), nenhuma maneira de desfrutar de uma boa refeição ou vinho, e nenhuma maneira de vivenciar a natureza sensual da vida, e nenhuma maneira de dar uma boa risada sobre a loucura da vida. Sem consciência, eu não existiria. Nossa consciência nos permite perceber e experimentar tudo em todas as realidades, mas o mais importante a nossa consciência é que criou estas realidades.

O intelecto humano tem muita dificuldade para entender a essência da consciência. Consciência não tem energia, mas ela fez a energia possível. Ele não reside no tempo ou no espaço, mas em vez disso, criou o tempo e espaço. Não há nenhuma força, poder ou movimento na consciência, talvez a coisa mais difícil para as pessoas do lado esquerdo do cérebro entenderem. Você não pode espremer o cérebro para extrair a sua consciência, porque ela não é parte do cérebro físico. No entanto, é a base de todo o pensamento.

Consciência é tudo, e tudo tem consciência. Anos atrás, Tobias me ensinou que até mesmo objetos como cadeiras, placas de rua e rochas têm algo que ele chamou de subconsciência. Em outras palavras, tudo tem uma consciência inata de si mesmo. A cadeira tem uma consciência de si mesma como uma cadeira, incluindo suas origens como uma árvore, uma muda e sua linhagem à árvore-mãe. A rocha tem uma consciência de si mesma como uma rocha, incluindo a sua conexão com a Terra e com as condições cósmicas e energéticas que criaram a Terra física. Estas subconsciências não são seres de alma como você ou eu, nem têm habilidades de criador, mas elas têm um senso de consciência e uma rede de conexões de volta para sua criação original. Tobias me ensinou a tocar na consciência do objeto, a fim de sentir e experimentar. O mesmo pode ser feito facilmente quando se toca em pessoas.

Os computadores já simular a consciência humana? Nunca diga nunca, mas, por enquanto, é altamente improvável. Você pode simular o clima em um computador, mas ele nunca vai experimentara o molhado. Computadores, no futuro, provavelmente serão capazes de alterar o clima, mas eles nunca terão a verdadeira experiência de quente ou do vento ou do seco.

Nesse meio tempo, Adamus vai continuar a trabalhar com os Shaumbra para explorar a consciência, ao nos tornarmos mais conscientes da consciência. É tipo de como aprender mais sobre a água ao mergulhar em um oceano maior. Talvez ele aparecerá com uma nova palavra macia para substituir a palavra antiquada e difícil de digitar "consciência". Talvez ela devesse ser apenas um som, como "Ahhhhhhh!"

 

 

Tradução: Silvia Tognato Magini       silvia.tm@uol.com.br

 

 

   
 

 

  http://www.novasenergias.net/circulocarmesim/shaunews.htm

 
 http://www.novasenergias.net/circulocarmesim

 Voltar para o Shaumbra News