Aventuras na Europa

Por Geoffrey Hoppe                                 Maio de 2013

Esta é a nossa história ao tomar o trem de Salzburgo ao Lago Bled, na Eslovênia em 19 de maio (que coincidiu de ser nosso 36ª aniversário de casamento), com apenas alguns leves melhoramentos.

Linda e eu arrumamos a nossa bagagem no táxi e nos dirigimos para a estação de trem de Salzburg lá pelas 13:00h.  Foi fácil encontrar dois carrinhos de bagagem e fácil de descobrir aonde o trem estava chegando. No entanto, nós somos americanos, e, portanto, totalmente ingênuos sobre a etiqueta e finesse sobre trens. O trem finalmente chegou e UM MONTE de gente entrou. Mas nós tínhamos reservado bilhetes na cabine de Primeira Classe por isso achei que não seria um problema, porque toda vez que eu tomei uma cabine de trem de Primeira Classe ela estava quase vazia.

Pelo menos uma dúzia de pessoas entrou no vagão de Primeira Classe na minha frente, e então eu tive que subir cinco malas enormes da plataforma - tudo dentro dos três minutos destinados para a parada do trem. O condutor me disse para eu me apressar porque eu só conseguia mover uma mala de cada vez, mas ele não se ofereceu para me ajudar. No momento em que eu coloquei a última mala no vagão o trem começou a se mover ... nem um momento extra!

Agora todas as nossas malas estavam na parte de trás do vagão, perto da toalete. Pedi a Linda para encontrar a cabine com os nossos assentos reservados para que eu pudesse começar a mover as malas. Ela voltou e me disse que os bancos foram tomados! Então eu fui até a cabine com ela e fiquei horrorizado ao ver a família de pelo menos oito pessoas, incluindo seus filhos, avós, jogos e brinquedos, e eu acho que havia até mesmo galinhas e uma cabra. Fiquei espantado ... esta era suposta ser a primeira classe e parecia uma festa de vagabundos! Suas mochilas, sacos de papel, cestas de piquenique, cobertores e travesseiros tomaram todo o espaço nas prateleiras superiores, e eles tinham cerca de cinco peças de bagagem no corredor do lado de fora da cabine. Chamamos a atenção para os nossos lugares para indicar que estas eram os nossos e eles olharam para nós com olhares vazios.

Não sabendo O QUE fazer, eu decidi caminhar para a frente do vagão para verificar as malas e encontrar um condutor. Todas as cabines de Primeira Classe estavam lotadas! Cada cabine tinha a capacidade para seis pessoas, mas parecia que havia famílias inteiras que tinham lotado cada uma. Mas a minha preocupação era mais sobre onde colocar a nossa bagagem porque estava bloqueando a passagem entre os vagões do trem.

Eu respirei fundo e disse a mim mesmo: "CRIE" Enquanto eu caminhava de volta para o corredor, sendo jogado contra as paredes por causa do movimento do trem, eu esbarrei em uma porta de cabine - e para minha surpresa não havia NINGUÉM dentro! Nenhum porco ou jumento, prostitutas ou bêbados. Como poderia ser quando todas as cabines estavam cheias? Além disso, havia apenas quatro assentos luxuosos neste cabine, em vez de seis. Estava totalmente vazia - e sem casacos ou malas para indicar que alguém tinha momentaneamente saído.

Uma simpática mulher austríaca que também estava tendo dificuldades para encontrar seu assento reservado me viu abrir a porta da cabine e disse: "Essa é uma cabine especial ... você tem que pagar mais por ela." Mas eu não me importei. Estava vazia e eu estava indo para reivindicar direitos de posseiro. Ela era MINHA! Eu joguei minha jaqueta e mochila em cima dos bancos para indicar minha propriedade da cabine e fui buscar Linda a partir da cabine vagabunda que era para ser nossa, mas havia sido tomada pela família. Ela tinha conseguido remanejar o velho fora do assento que era atribuído a ela, e agora ele estava de pé sobre ela como um abutre esperando ela morrer para que ele pudesse recuperar o seu precioso assento (e ilegal). Como o caos reinava e crianças estavam se mordendo aos meus pés, fiz sinal para que ela viesse comigo. Ela balançou a cabeça em um "não", dando-me um olhar, como se dissesse, "Eu lutei duro para este lugar e eu NÃO vou desistir." Fiz um gesto de novo, e novamente ela me deu um olhar duro. Eu finalmente acenei me despedindo e esperava que ela logo fosse se cansar da família. É claro que ela não tinha como saber da nossa nova cabine. Mesmo se eu tivesse tentado lhe dizer ela não seria capaz de ouvir por causa de toda a gritaria e barulho acontecendo.

Voltei para a minha luxuosa e tranquila cabine, levei para dentro dela todas as malas do corredor e respirei bem fundo. Cerca de 10 minutos mais tarde, Linda apareceu, parecendo surpresa e um pouco exasperada. Ela perguntou como eu consegui esta bela cabine privada e encontrei um lugar para toda a nossa bagagem. Eu disse a ela que eu a criei.
 Coisas estranhas podem acontecer quando se está apaixonado ... ou desesperado.

Quinze minutos depois, o condutor veio para pegar os nossos bilhetes. Este seria o momento da verdade. Eu estava totalmente preparado para pagar o valor extra e até mesmo dar-lhe um 'incentivo financeiro' grande para garantir os nossos assentos, mas a minha preocupação era que ele dissesse  que a cabine já estava reservada. Eu comecei a explicar como a família estava ilegal em nossa cabine original e ele apenas sorriu e me acenou. "Não se preocupe, não há nada mais a pagar", disse ele. "Aproveite sua viagem."

Feito. Assim como o que passamos de não ter espaço para ter uma cabine confortável e privada. Havia muito espaço para bagagem, e porque eu tinha enchido os dois assentos extras com malas não havia nenhuma maneira de alguém poder se juntar a nós. Mesmo se a grande família não estivesse em nossos lugares, todos os seis assentos na nossa cabine original teriam sido tomados por outras pessoas e assim não haveria lugar para as malas enormes.

Não era um trem expresso, então parávamos a cada 15 ou 20 minutos. A cada vez parecia que mais pessoas subiam a bordo e ninguém saia. Mesmo na Primeira Classe os corredores estavam cheios de pessoas e malas ... mas por alguma razão eu tinha uma cabine privada e ninguém sequer tentava entrar nela.

Quando chegamos perto do Lago Bled eu temi tentar tirar todas as malas do trem nos dois minutos destinados à parada. Mas, como mágica, Davor e Anya estava esperando na plataforma. Davor saltou a bordo e conseguimos descarregar a bagagem em um curto espaço. Quase na hora o trem partiu da estação. Olhei acima do ombro enquanto ele passava e vi a família toda olhando para mim pela janela com um grande sorriso em seu rostos. Eles continuaram a manter a cabine ilegal deles, e acabei em uma cabine ainda melhor que iria guardar todas as nossas malas, e tudo com total privacidade em um trem superlotado.

Assim, a moral da história é:
1. Não viajar em trens, se você tiver um monte de malas.
2. Não presuma que você realmente tem um assento reservado de Primeira Classe, especialmente em um fim de semana de férias.
3. Não pense sobre criar ... justamente FAÇA-O. Suponha que algo mágico vai acontecer