SETEMBRO 2011

 

A vida aqui no Círculo Carmesim é boa. De fato, é muito boa. Como uma organização somos abençoados com o compartilhar de experiências espirituais e da vida dos Shaumbra ao redor do mundo. O staff do CC é absolutamente o melhor, disponibilizamos um monte de conteúdo de rica sabedoria para as pessoas através do site e workshops, e a nível pessoal estou fazendo exatamente o que eu quero fazer, com as pessoas com quem eu quero para trabalhar. Então, por favor, não interpretem mal o tópico que estou prestes a abrir. Não é um grande problema, mas um que precisou ser tratado por algum tempo.

Uma das questões mais espinhosas que a organização do Círculo Carmesim enfrenta no dia a dia a nível empresarial/operacional é todo o assunto dos direitos autorais, marcas registradas e uso ilegal da propriedade intelectual do Círculo Carmesim, tais como os materiais com direitos autorais e de marca registrada.

As implicações legais e morais de violação de direitos autorais e de marca registrada são complexas e, muitas vezes carregadas de conflito. Eu tive muita experiência com o lado legal do que é chamado "Propriedade Intelectual" por causa da minha experiência profissional anterior, que inclui três patentes técnicas, e diversas marcas registradas e direitos autorais. No mundo dos negócios são vistos como uma coisa positiva - uma empresa real ativa - porque significa a conclusão de uma tarefa, e uma reivindicação da propriedade do conceito (patente), nome (marca registrada) ou material publicado (copyright/direito autoral). Em todos os meus anos na empresa nunca ouvi falar de alguém ser criticado pela certificação de sua Propriedade Intelectual.

O Círculo Carmesim, como muitas outras organizações espirituais reconhecidas, usa o Processo de Propriedade Intelectual para reivindicar a propriedade de nossas criações. Isso inclui tudo, desde os Shouds mensais até os cursos fundamentais, como a Escola de Energias Sexuais de Tobias. Temos formal e informalmente alguns termos com marcas registradas, tais como Adamus®, Shaumbra™, Inspire Consciousness®, Shaumbra Inspired®, Awakening Zone™ e muitos mais. Nossos sites, livros e revistas on-line têm os direitos autorais, e marcas registradas foram pedidas em novos nomes como Keahak™. Tudo isso faz parte do processo de negócio prudente e normalmente não causariam qualquer franzir de sobrancelhas ou vozes se levantando.

Mas...

Há uma pequena parte vocal da comunidade espiritual que vê a Propriedade Intelectual como uma coisa negativa, da velha energia. Eles afirmam que essas coisas estão controlando ou limitando, e que qualquer coisa relacionada com o Espírito deve ser sem restrições.

Há outra pequena parte da comunidade espiritual que acredita que os materiais podem ser compartilhados de forma aberta e gratuita. Em outras palavras, se eles compram ou adquirem uma cópia, eles sentem que está certo enviar o material para amigos e conhecidos, ou colocá-lo na Internet

E há um número muito pequeno de pessoas que estão totalmente conscientes das leis dos direitos autorais e de marca registrada, mas intencionalmente escolhem copiar e vender os materiais que não lhes pertence.

Patentes, marcas e direitos autorais fornecem um processo formalizado para reivindicar propriedade das criações de alguém. Há um certo orgulho em receber uma marca certificada da emissão de agência governamental. Cada vez que o Círculo Carmesim recebe um certificado eu abro um grande sorriso no meu rosto, pensando sobre todo o trabalho que passou em levar a idéia da prancheta para a realidade humana celestial, e imaginando até onde ela irá expandir no futuro.

A marca registrada protege um nome. Por exemplo, nós registramos o termo Shaumbra por várias razões. Primeiro, se nós não o fizéssemos alguém mais poderia fazê-lo, e em seguida, ELES podiam forçar a parar de usarmos o nome nos EUA. Em segundo lugar, permite-nos a determinar como ela é usada para o melhor benefício possível de todos os Shaumbra. Para exemplo, alguém tentou usar o termo "Shaumbra Investimentos" para arrecadar dinheiro para um projeto que não tinha nada a ver com os Shaumbra ou o CC. Pedimos a eles para deixarem de usar o nome (o que eles fizeram), porque eles não tinham permissão, e não era consistente com Círculo Carmesim. Queremos ter certeza de que quando alguém vê o nome Shaumbra ele transporta a consciência e energia da verdadeira consciência Shaumbra.

Temos sido questionados sobre o nome registrado de Adamus. Algumas pessoas ingenuamente dizem que não podemos registrar marca de uma entidade. A marca é, na verdade para o uso do nome Adamus relativa ao conteúdo espiritual, aulas, workshops, gravações de áudio/vídeo, etc. Alguém poderia registrar o nome para ser usado em uma barra de chocolate, ou como uma marca de novos automóveis, ou talvez sabão em pó, desde que não insinue nada a ver com o Adamus de natureza espiritual. Há várias pessoas que reivindicam canalizar Adamus, independentemente da nossa marca e, o mais importante, independentemente do fato de que Adamus disse que iria trabalhar apenas com um grupo (Shaumbra) e um mensageiro (eu). Enviamos a eles avisos educados e, em alguns casos tivemos que tomar medidas mais fortes. Isto é realmente importante porque recebemos regularmente perguntas de pessoas que têm visto algo listado como sendo de "Adamus" quando não tem nada a ver com Círculo Carmesim, e isso causa confusão e frustração em todos.

Nós temos os direitos autorais de todo o conteúdo, desde os Shouds aos workshops e as aulas dos Estudos Avançados até os produtos vendidos ou disponibilizados gratuitamente na loja. Recebemos pedidos regulares de pessoas que querem usar partes dos materiais em seus livros ou aulas, e depois de analisar o projeto deles nós muitas vezes permitimos o uso. Os direitos autorais, que geralmente são reconhecidos em todo o mundo, de acordo da Convenção de Paris, garantem que o material é usado de uma maneira que seja consistente com a auto-capacitação.

Infelizmente, temos de lidar com problemas de violação em uma base bem frequente. A lista varia de pessoas publicando e vendendo os Shouds como seus próprios livros, usando termos como Shaumbra ou Adamus sem permissão, colocando os materiais dos Cursos de Estudo Pessoal na Internet, ou tomando os materiais das aulas dos Estudos Avançados (SES, Aspectologia, DreamWalker, etc) e criando seus próprios cursos com uma ligeira mudança de nome. Quando isso acontece nós enviamos uma carta informando-os respeitosamente sobre a infração e pedindo-lhes para parar, e se optarem por ignorar o educado pedido às vezes somos forçados a buscar soluções jurídicas. Não é com isto que o staff ou eu queremos desperdiçar o nosso tempo ou dinheiro, mas infelizmente há um pequeno número de pessoas que simplesmente não respeitam as criações dos outros.

Como uma nota secundária, cerca de 80% de todo o conteúdo do Círculo Carmesim é oferecido gratuitamente. Os Shouds, webcasts, produtos gratuitos, e shows do Awakening Zone estão todos disponíveis com fácil acesso, sem custos. Isto é possível graças aos generosos assinantes e doadores do programa Anjos do CC que suportam este trabalho energeticamente e financeiramente. Menos de 5% dos Shaumbra realmente fazem compras ou doações, por isso o apoio dos Anjos do CC e doadores é especialmente importante. A questão da marca registrada/direitos autorais não se trata de dinheiro, mas sim do direito de oferecer o material na forma que o Círculo Carmesim determina que é melhor para todos os Shaumbra.

Talvez na Nova Terra não haja necessidade de direitos autorais e marcas registradas (ou advogados). Eu gostaria de pensar que a Nova Terra  é um lugar onde as pessoas não tirem vantagem de outros, mas sim criem para si mesmos. Esperemos que a Nova Terra não tenha o vírus da energia sexual, o elemento insidioso que faz entidades se alimentarem de outras entidades, ao invés de irem para dentro para encontrar tudo o que precisam. Mas aqui na velha Terra, o uso de marcas e direitos autorais ainda faz parte de processo de identificação de criação e proteção.

Obrigado por escutar esta breve explicação. Quer seja do Círculo Carmesim ou de qualquer outro criador, por favor, respeitem os direitos dos outros. Não queiram obter músicas, documentos não autorizados ou colocar as coisas na Internet que não são suas. Em vez disso, usem essa mesma energia para permitir dar a luz às suas próprias criações.

 

 

Tradução : Silvia Tognato Magini       silvia.tm@uol.com.br