_____________________________________________________________ 
 
SHAUMBRA HEARTBEAT Por Jean Tinder, Editora do Shaumbra Magazine, Professora do Círculo Carmesim

 A tradução para o português da Série Shaumbra  Heartbeat de Jean Tinder feita por Lea Amaral é incentivada e patrocinada pela Shaumbra Vera Amaral Gurgel

                                                           

                             

   

 

 

É tempo das festas! E com Ação de Graças, Natal, Hanukkah, Kwanzaa, o solstício, de Ano Novo e qualquer outra, é a época para muitas celebrações. No entanto, tenho um palpite de que um monte de Shaumbra entra no jogo destes feriados mais por hábito do que pela verdadeira comemoração, porque a maior parte no que eles são baseados perdeu o seu significado para nós. Portanto, eu decidi que é hora de criar algumas novas festas.

 

Venham comigo agora e vamos imaginar 44 anos no futuro. A vida na Terra mudou drasticamente. A maioria dos antigos jogos de poder já fracassou. Novos níveis de criatividade gerou soluções incríveis para o planeta. Aqueles que se chamam Shaumbra estão diminuindo cada vez mais, a sua missão concluída. E os Mestres encarnados raramente vistos, mas altamente estimados tornaram-se um segmento aceito pela sociedade. As religiões se tornaram irrelevantes quando a humanidade descobre sua conexão inata com o divino e a maioria das igrejas encontrou novos propósitos como Centros de Celebração da Comunidade. E, com a queda da religião, uma série de novos feriados foi criada.

 

CRYSTALMAS / CRYSTALIS - 21 de dezembro

 

Com um aceno de nostalgia ao seu precursor, o Natal, este feriado comemora a clareza total da realização. Diz a lenda que o primeiro Mestre dos dias  modernos vivenciou sua ascensão neste dia, seguido rapidamente por uma onda de várias dezenas mais. Era o início da Era dos Mestres. Crystalmas, também chamado de Crystalis, em reconhecimento da emergência, de seu casulo, aguardada há muito tempo pela humanidade, é comemorado com luzes festivas e cristais suspensos, não somente de todos os tipos de árvores, mas também beirais, vigas, postes, toldos, pontes e qualquer outra coisa que possa ser imaginada. No lugar do Papai Noel, agora temos fadas que trazem presentes no solstício da véspera, seu favorito é um cristal perfeitamente facetado.

ANO NOVO - 01 de janeiro

 

Crystalmas é rapidamente seguido por barulhentas festas de Ano Novo, um momento alegre de trazer e escolher os potenciais, dançando, para o próximo ano. Na verdade, muitos elaborados Rituais de Escolha surgiram em culturas diferentes ao redor do mundo, todos focados em novos - e conscientes - começos.

 

DOMINGO DA CRIAÇÃO – FINAL DE MARÇO

 

Tendo semelhanças com o ultrapassado, mas popular, feriado da Páscoa, bem como antigos ritos de fertilidade, este é um dia para celebrar a criatividade e a (pro) criação. Com a chegada da primavera no hemisfério norte, é um tempo de renovação e de vida. Não surpreendentemente, um segmento visível da população comemora seu aniversário cerca de nove meses depois, os nascimentos adicionando à magia e às bênçãos do Crystalmas. O Domingo da Criação geralmente é precedido por vários dias de Jogos das Pessoas que Buscam, onde as pessoas encontram formas criativas para ocultar itens de uso diário até que o investigador descobre que estava lá o tempo todo. Uma variação popular do Jogo das Pessoas que Buscam é esconder algo de si mesmo na noite anterior e ver quanto tempo leva para encontrá-lo novamente. Se jogado com os outros ou consigo mesmo, este jogo é um reconhecimento leve de nossa acuidade mental desaparecendo, que evoluiu para um conhecimento simples e relativamente prático.

 

DIA DA INDEPENDÊNCIA - VARIA

 

Originalmente comemorado por vários países para comemorar suas vitórias militares, o Dia da Independência gradualmente tem adquirido um significado totalmente novo. É um dia de anarquia de boa índole, onde os celebrantes avaliam o ano anterior e reivindicam total, embora  involuntária,  responsabilidade por seus sucessos, fracassos, ensaios e triunfos. As comunidades e indivíduos acendem fogos de artifício e os rojões de queima lenta, seguidos por explosões coloridas que representam purulenta frustrações e, em seguida, as desafiantes "explosões" de questões com as quais estavam  lutando. O Dia da Independência tornou-se uma maneira muito gratificante para indivíduos para marcar os sucessos e fracassos e é uma das festas mais populares do mundo. Na verdade, existe agora uma sub-cultura dos povos "Índios", pessoas que viajam ao redor do mundo para a celebração do Dia da Independência de cada país. Tem-se observado que celebrantes

particularmente apaixonados costumam ver mudanças notáveis em suas vidas.

 

 

 

DIA DA ZEBRA - 11 de novembro

 

Esta se tornou uma das festas mais importantes e solenes, em especial para pessoas idosas que se lembram dos velhos tempos e foi inicialmente baseado no antigo "Dia dos Veteranos" dos Estados Unidos. O animal homônimo do "Dia da Zebra" se tornou um símbolo da reconciliação - branco e preto, luz e escuridão não coexistindo com o conflito, nem com conformidade. Agora é um momento de comemorar o fim de guerras, conflitos regionais e até mesmo argumentos interpessoais. Claro, os seres humanos ainda têm muitas divergências, mas cada vez mais eles estão sendo resolvidos através de meios como a mediação, a restituição e perdão. Esta data, 11/11, também passou a ser a data do primeiro e único ataque nuclear no século 21. O efeito foi tão chocante e devastador, que os seres humanos ao redor do mundo se uniram em protestos recordes, derrubando líderes e, finalmente desarmando nações inteiras. Nem é necessário dizer, o Dia Zebra é o feriado mais pungente na memória moderna.

 

DIAS DOS MESTRES – Varia

 

Apesar de terem sido celebrados por centenas de anos, os livros de história são agora o único lugar para aprender sobre os antigos "Dias dos Santos", comemorações de pessoas que, a agora extinta, Igreja Católica decidiu canonizar. Assim, com o advento dos Mestres encarnados, um movimento populista começou a celebrá-los (para desgosto dos próprios Mestres). Esses feriados são geralmente celebrados no dia do reconhecimento ou, se isso for desconhecido, no dia do aniversário e são mais exuberantemente comemorados no país de origem do relevante Mestre. O mais popular, de longe, é o Dia do Adamus, geralmente comemorado no dia 05 de setembro, com o Dia do Tobias (19 de julho) em segundo lugar.

 

DIA DE LIYA - 14 fevereiro

 

Nomeado para a prática generalizada de Aliyah, este feriado veio substituir, ou pelo menos ser um complemento para o velho Dia dos Namorados. Agora, em vez de altas expectativas do companheiro de uma celebração do Dia dos Namorados aceitável, tornou-se comum para restaurantes, floristas, teatros e outras empresas atender a indivíduos isolados. Comensais solitários bem vestidos são uma visão comum no dia Liya.

 

DIA DA NOVA FAMÍLIA - 21 de junho

 

À medida que mais e mais pessoas reconhecem a importância de liberar sua linhagem ancestral, um costume novo tem aparecido em que os indivíduos escolhem membros honorários da família - irmãs, irmãos, pais, avós, até mesmo as crianças - para tomar o lugar de parentes biológicos com quem já não sentem nenhuma afinidade.  Este costume está começando a ser reconhecido até mesmo pelas comunidades, centros médicos e até alguns setores do governo e é celebrado no solstício de verão.

 

Claro, esta é apenas uma lista parcial de nossos novos feriados, pois quase todas as antigas celebrações religiosas foram atualizadas, desatualizadas ou simplesmente esquecidas. Adicionem as celebrações atrevidas e insolentes dos antigos dias "sagrados": Natal, Páscoa, Hanukkah, Ramadan e outros - e é óbvio que nós nos tornamos uma sociedade que se revela em suas festas! Como se costuma dizer, qualquer razão para uma festa é uma boa razão!

 

Ah, caso vocês estejam se perguntando sobre o meu favorito, depois de participar nos eventos dos últimos noventa e tantos anos o que tenho de dizer é Dia da Emancipação, celebrado em meados de abril. É semelhante ao Dia da Independência, mas em um nível pessoal muito focado. Como o nome sugere, é um dia para celebrar sua liberdade pessoal. Os presentes são dados para os outros, os débitos são quitados, as desfeitas perdoadas neste dia de novos começos.

 

~

 

Enquanto vocês agora voltam a dezembro de 2015, eu os convido a repensar as Celebrações que nós tomamos como certas. Neste momento de profunda mudança e revolta, não seria incrível criar novas celebrações que comemoram o que realmente está acontecendo?  É tudo um vôo de fantasia de qualquer maneira, uma fantasia de proporções épicas. Vamos brincar!

 

Boas festas

 

 

 

 

 

Tradução: Léa Amaral – lea_mga2007@yahoo.com.br

 

   
 

 

 http://www.novasenergias.net/circulocarmesim/shaunews.htm

 
 http://www.novasenergias.net/circulocarmesim

 Voltar para o Shaumbra News